Principais notícias

    MPF e DPU recomendam medidas para implementação da Lei da Triagem Neonatal

    O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) expediram recomendação para que o Ministério da Saúde regulamente e implemente integralmente a Lei nº 14.154/2021, que aprimora o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). O documento foi encaminhado à ministra da Saúde, Nísia Trindade, e estabelece um prazo de 90 dias para que a pasta apresente um cronograma de execução das próximas etapas do programa, destacando a necessidade de ampliação gradual do “teste do pezinho” para incluir novas doenças, conforme prevê a legislação.

    A recomendação, assinada pela procuradora da República Silvia Regina Pontes Lopes e pelos defensores públicos federais Carolina Soares Lucena e Ricardo Pereira Salviano, ressalta a urgência em superar entraves como a logística inadequada para transporte de amostras, a falta de infraestrutura laboratorial e a carência de equipes capacitadas para diagnosticar e acompanhar os casos suspeitos. O documento destaca que a expansão do PNTN, sem essas melhorias, resultaria em um sistema ineficaz, que não atenderia de forma plena a população, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste, onde a cobertura é historicamente deficiente. Segundo MPF e DPU, o problema se agrava pela falta de pactuação efetiva entre as esferas municipal, estadual e federal, o que compromete a execução plena do programa.

    Entre as principais ações recomendadas, estão a orientação aos pais e mães sobre doenças não detectáveis pelo exame básico e a implementação de testes mais abrangentes, conhecidos como “teste do pezinho ampliado”, que permitem o rastreamento de doenças raras. Além disso, é proposta uma reestruturação do PNTN, visando garantir a viabilidade do programa em todas as unidades federativas.

    Ofícios – Paralelamente à recomendação, dois ofícios foram expedidos para reforçar a implementação da triagem neonatal. O primeiro, dirigido à ministra da Saúde, recomenda a isenção do imposto de importação sobre insumos cruciais, como lancetas e cartões-filtro utilizados na triagem. A medida tem o objetivo de reduzir custos operacionais, facilitando a implementação da lei e ampliando o acesso aos testes em todo o país. Além dessa iniciativa, que contribui para a eficiência financeira do programa, o documento ressalta a importância do incentivo à pesquisa e à inovação tecnológica, a exemplo de projeto-piloto em Porto Alegre (RS) que já diagnosticou três casos de erros inatos do metabolismo entre os 9 mil recém-nascidos testados.

    Outro ofício, enviado à Secretaria de Saúde de Pernambuco, exige esclarecimentos detalhados sobre a implementação do PNTN no estado. Entre as questões apresentadas, estão o status atual da cobertura e os planos para expandir a triagem neonatal. O ofício também requisita informações sobre a criação de novos centros de referência nas cidades de Caruaru, Petrolina e Serra Talhada, além de questionar a previsão orçamentária para a modernização dos laboratórios e para a implantação de um sistema de gestão da qualidade nos laboratórios regionais.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos relacionados

    Principais notícias

    Vereador Edilânio reforça denuncia do vereador Osny sobre o TFD de Verdejante

    Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Verdejante, realizada em 9...

    Principais notícias

    Deputada Débora Almeida e Vereadores Buscam Soluções para Falta d’Água em Comunidades de Salgueiro

    Na tarde desta quarta-feira (09), uma reunião estratégica foi realizada na sede...

    Principais notícias

    Cedro – Riva Bezerra e os Primeiros 100 dias de um governo à deriva

    Os tão esperados 100 primeiros dias da gestão da empresária Riva Bezerra...

    Principais notícias

    Polícia Civil prende mulher em Salgueiro por furto, após tentativa de disfarce

    Na tarde desta terça-feira (08/04), policiais civis da 23ª DESEC, sob coordenação...