Principais notícias

    Rússia anuncia vacina contra o câncer

    O governo russo anunciou, no último sábado, 14, que criou uma vacina contra o câncer. Ela deve ser fornecida aos pacientes de graça a partir do início de 2025 e pode ser uma esperança no combate à doença que mata cerca de 10 milhões de pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

    Andrey Kaprin, diretor-geral do Centro de Pesquisa Médica em Radiologia do Ministério da Saúde da Rússia, contou ao programa “Aconselhe, Doutor!” da Rádio Rússia que o país desenvolveu sua própria vacina contra o câncer baseada em mRNA.

    Alexander Gintsburg, diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, informou à agência de notícias Tass que os ensaios pré-clínicos mostraram redução no crescimento de tumores e a redução do potencial de metástases. 

    O Centro Nacional de Pesquisa Médica do Ministério da Saúde russo informou que trabalha com duas linhas de vacinas oncológicas. Uma delas é uma vacina personalizada que utiliza tecnologia mRNA, a mesma utilizada em doses contra a covid-19.

    “Com base na análise genética do tumor de cada paciente, uma vacina única é criada para ‘ensinar’ o sistema imunológico a reconhecer células cancerígenas”, detalhou o centro de pesquisa russo.

    As vacinas de mRNA (RNA mensageiro) ganharam notoriedade durante a pandemia da covid-19. Esses imunizantes funcionam liberando um segmento do RNA no organismo, incentivando as células a fabricarem uma proteína específica.

    Quando essa proteína entra em circulação, o sistema imunológico a reconhece e produz anticorpos para combatê-la.

    Caso o organismo enfrente a ameaça futuramente, já possuirá mecanismos de defesa para resistir.

    O segundo imunizante é a Enteromix, formulada com base numa combinação de quatro vírus não-patogênicos que têm a habilidade de destruir células malignas e, simultaneamente, ativar a imunidade de pacientes contra um tumor.

    A vacina foi desenvolvida em colaboração com vários centros de pesquisa e deverá estar amplamente disponível gratuitamente no início de 2025 para os russos. Ainda não há informações se o governo brasileiro irá aderir ao imunizante.

    Além da vacina de RNAm, o Centro de Pesquisa Médica em Radiologia do Ministério da Saúde da Rússia também está desenvolvendo vacinas oncológicas personalizadas.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos relacionados

    Principais notícias

    Dois jovens morrem após colidirem com cavalos na pista, na estrada de Verdejante

    Neste domingo (13), um trágico acidente na estrada que liga Verdejante, no...

    Principais notícias

    Presente e atuante, Débora Almeida percorre municípios do interior

    Débora Almeida reforça presença nos municípios com agenda intensa pelo desenvolvimento de...

    Principais notícias

    Dois homens são flagrados e presos com 13kg de cocaína na Rodoviária de Salgueiro

    A Polícia Federal em Salgueiro/PE numa ação conjunta com policiais militares do...

    Principais notícias

    Serra Talhada: Homem morre após invadir delegacia, roubar arma e trocar tiros com a polícia

    Um homem de 28 anos morreu após invadir a Delegacia da Polícia...