Principais notícias

    MPPE recomenda medidas para garantir a organização e segurança durante a Festa de Janeiro

    O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por intermédio da Promotoria de Justiça de Orocó, emitiu recomendações à Prefeitura Municipal, Polícias Militar (PMPE) e Civil (PCPE), Conselho Tutelar e comerciantes locais, visando garantir a organização, a segurança e a proteção dos direitos de crianças e adolescentes durante a Festa de Janeiro, que ocorrerá entre os dias 24 e 26 de janeiro de 2025.

    Entre as principais ações, a recomendação estabelece a proibição da venda ou fornecimento de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, sob qualquer circunstância, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); substituição de vasilhames de vidro por copos descartáveis ou recipientes plásticos, tanto para evitar acidentes como para garantir maior segurança durante o evento; encerramento das apresentações musicais até as 3h da manhã, sendo responsabilidade da Prefeitura e da PMPE fiscalizar e garantir o cumprimento do horário, além de prevenir tumultos e excessos; colocação de banheiros móveis sinalizados nas proximidades do evento; e fiscalização das atividades comerciais, com orientação para que ambulantes e comerciantes evitem obstruir as calçadas, garantindo a livre circulação das pessoas e prevenindo acidentes.

    O Conselho Tutelar de Orocó deverá atuar em regime de plantão no local das festividades e na sede do Conselho, garantindo a proteção integral das crianças e adolescentes. Já a PMPE e a PCPE terão como atribuições a realização de incursões para o cumprimento das normas, controlar o uso de som acima do permitido por lei e prestar apoio à fiscalização das regras estabelecidas.

    Além disso, a Prefeitura deve adotar medidas educativas e preventivas, como divulgar amplamente as orientações de segurança e proibir o uso de som automotivo acima do limite tolerável, especialmente em áreas de silêncio, como hospitais, igrejas e escolas.

    Por fim, a recomendação exige que todas as ações sejam amplamente divulgadas, incluindo a fixação de avisos em prédios públicos, bares e estabelecimentos comerciais, além de divulgação em rádios e outros meios de comunicação.

    A íntegra da recomendação, assinada pelo Promotor de Justiça Renato Libório, pode ser consultada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE, na edição do dia 9 de janeiro de 2025.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos relacionados

    Principais notícias

    Acidente na PE-499 entre Cabrobó e Terra Nova

    Mais um acidente em estradas do sertão de Pernambuco provocado por animais...

    Principais notícias

    Governo do Estado convoca mais 180 candidatos para os Cursos de Formação de Oficiais da PM e do CBM

    Em mais uma medida do Juntos pela Segurança, o Governo do Estado...

    Principais notícias

    Dom José Vicente, bispo da Diocese de Salgueiro, recebe Título de Cidadão Pernambucano

    Os deputados estaduais de Pernambuco aprovaram por unanimidade, nesta quarta-feira (16), o...

    Principais notícias

    Cedro: Câmara rejeita projetos com falhas e prefeita reage com insatisfação

    O cenário político de Cedro-PE ganhou novos contornos nos últimos dias com...