A megaoperação policial “Divisa Integrada PE/CE”, que ocorreu no último domingo, 9, obteve resultados significativos no combate à criminalidade, envolvendo forças de segurança de Pernambuco e Ceará. A ação, que se estendeu por cidades como Salgueiro e Serrita, resultou em 39 prisões, sendo 25 em cumprimento de mandados e 14 em flagrante, por diversas práticas criminosas. Além disso, os policiais cumpriram 25 mandados de busca e apreensão.
A operação teve início na madrugada de sexta-feira, 7, e contou com a colaboração da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). Ao todo, 556 agentes de ambos os estados participaram da ação, que foi realizada em 15 municípios da região, com o objetivo de combater a violência.
O foco principal da operação foi o combate ao tráfico de drogas e a captura de foragidos da justiça. Durante a ação contra o tráfico, foram apreendidos cerca de 3,5 kg de drogas, além de quatro armas de fogo, uma arma branca, 16 munições, 10 motos, um carro, um caminhão, dois celulares, uma balança de precisão, dois cartões de crédito e R$ 2.527,35 em dinheiro.
No primeiro dia da operação, a Polícia Civil de Pernambuco, com apoio da Polícia Civil do Ceará, desencadeou a 6ª Operação de Repressão Qualificada do ano, chamada “Tapias”. O alvo da operação foi um grupo criminoso especializado em fraudar idosos e beneficiários do INSS, atuando há cinco anos com golpes em agências bancárias. O grupo praticava furtos de cartões magnéticos, estelionato, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro, prejudicando pessoas vulneráveis. As investigações, iniciadas em julho de 2024, revelaram a atuação da organização em Pernambuco, Ceará e Piauí, com pelo menos 12 golpes confirmados.
Durante a operação, 60 policiais civis cumpriram seis mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão, emitidos pela Vara Criminal da Comarca de Serrita-PE. Além disso, cinco pessoas continuam foragidas, com prisões preventivas já decretadas.
Deixe um comentário