Principais notícias

    PDT de Cabrobó Sob Investigação por Descumprimento da Cota de Gênero e Possível Cassação de Mandatos

    Nas eleições municipais de 2024, o PDT de Cabrobó elegeu dois vereadores: Cris Beira Rio, reeleito com 1.086 votos, e Arnaldo do Caldeirão, que obteve 418 votos. Cris, atualmente em seu segundo mandato, conseguiu dobrar sua votação em relação à eleição anterior, mantendo a representatividade indígena na Câmara Municipal de Cabrobó, um trabalho iniciado pelo Cacique Neguinho Truká em 2008.

    No entanto, o partido está sob investigação do Ministério Público Eleitoral (MPE) por possível descumprimento da cota de gênero, estabelecida pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), que exige que partidos apresentem no mínimo 30% e no máximo 70% de candidaturas de cada sexo. Se a acusação for confirmada, o PDT poderá ter os votos recebidos nas eleições de 2024 anulados, o que colocaria em risco os mandatos de Cris Beira Rio e Arnaldo do Caldeirão. Além disso, os vereadores eleitos poderiam ser declarados inelegíveis por até 8 anos.

    A possibilidade de cassação dos mandatos tem gerado grande expectativa em Cabrobó, com alguns políticos locais observando atentamente o desenrolar do processo. Se o PDT perder seus votos, os suplentes Antônio Neto (PT) e Mário Barros (Avante) seriam os principais beneficiados, e uma nova contagem de votos seria realizada para redefinir a composição da Câmara Municipal.

    O clima na cidade é de tensão, especialmente entre os envolvidos, mas o tema tem sido tratado com cautela pelos vereadores. Ninguém tem se arriscado a comentar sobre o caso ou a fazer previsões. Esse silêncio cria uma atmosfera de desconfiança, e a situação segue sem grandes declarações públicas, enquanto todos aguardam a decisão sobre a possível cassação e suas consequências para a política local.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos relacionados

    Principais notícias

    Acidente na PE-499 entre Cabrobó e Terra Nova

    Mais um acidente em estradas do sertão de Pernambuco provocado por animais...

    Principais notícias

    Governo do Estado convoca mais 180 candidatos para os Cursos de Formação de Oficiais da PM e do CBM

    Em mais uma medida do Juntos pela Segurança, o Governo do Estado...

    Principais notícias

    Dom José Vicente, bispo da Diocese de Salgueiro, recebe Título de Cidadão Pernambucano

    Os deputados estaduais de Pernambuco aprovaram por unanimidade, nesta quarta-feira (16), o...

    Principais notícias

    Cedro: Câmara rejeita projetos com falhas e prefeita reage com insatisfação

    O cenário político de Cedro-PE ganhou novos contornos nos últimos dias com...