Neste domingo (2), o Bloco da Bicharada desfilará pelas ruas de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, mantendo o legado de Mestre Jaime, que faleceu em 2021. Seu filho, Jaime Concerva, agora assume a continuidade do bloco criado por seu pai em 1946.
Jaime, também conhecido como Jaiminho, ressalta que a paixão pelo carnaval é algo que sempre fez parte de sua vida. “Fazemos isso porque gostamos, somos carnavalescos”, explica ele. O Bloco da Bicharada, fundado para superar as lembranças da Segunda Guerra Mundial, será mantido através das novas gerações. Para isso, Jaiminho criou uma ala de Bicharada Mirim, com o objetivo de atrair crianças e formar futuros foliões.
O carnaval deste ano marca o início das celebrações dos 80 anos do bloco, que será comemorado em 2026. O plano é envolver outras figuras do carnaval pernambucano nas festividades, incluindo agremiações de cidades vizinhas e outros blocos tradicionais.
Apesar da dificuldade de manter o bloco na rua, Jaiminho acredita que a memória de Mestre Jaime, mais do que os bonecos, é o grande atrativo. O objetivo agora é restaurar os antigos bonecos e criar novos, mantendo a essência do bloco.
Além de Jaiminho, outros membros da família de Mestre Jaime continuam o trabalho de seu pai, sendo parte essencial da Bicharada até hoje.
Deixe um comentário