A vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de Salgueiro, na faixa etária de 10 a 14 anos, começou na manhã de quarta-feira, 19, com a aplicação da primeira dose na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Margarida. A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e o Ministério da Saúde.
A partir do dia 27 de março, a vacinação será estendida para todas as unidades básicas de saúde do município, com a aplicação da primeira dose para toda a população alvo.
O esquema vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde consiste em duas doses: a D1 e a D2, com um intervalo de três meses entre elas. A faixa etária de 10 a 14 anos foi escolhida devido ao maior número de hospitalizações causadas pela dengue nesse grupo no Brasil.
A região de Salgueiro, que pertence à VII Gerência Regional de Saúde (GERES), recebeu 4 mil doses da vacina contra a dengue, devido à alta incidência de casos confirmados e suspeitos na área. Em 2024, a VII GERES registrou 1.126 notificações de dengue nos municípios da região, destacando a importância da vacinação para o controle da doença.
Deixe um comentário