Principais notícias

    Diocese realiza Seminário sobre a Campanha da Fraternidade 2025

    A Diocese de Salgueiro promoveu o Seminário sobre a Campanha da Fraternidade (CF) de 2025, neste último dia 22 de março, no Seminário Diocesano São João XXIII. Estiveram presentes o bispo diocesano, Dom José Vicente, o clero diocesano e religioso, religiosas do território diocesano e leigos, representantes das pastorais. O objetivo do seminário foi aprofundar os conhecimentos sobre a CF 2025 e como poderá ser desenvolvida na Diocese.

    A CF 2025 tem por tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, com inspiração bíblica no livro de Gênesis 1,31 – “E Deus viu que tudo era muito bom” – este trecho da sagrada escritura expressa o sentimento do Senhor Deus ao criar e entregar o mundo para o ser humano. Por isso, nestes tempos de globalização e diversas tecnologias, a CF 2025 nos propõe a uma profunda reflexão sobre os cuidados com a criação divina.

    A abertura do encontro foi feita pelo Pe. Lindovaldo Gomes, explicando brevemente o tema da CF 2025. O momento de oração foi conduzido pelo Diácono Ivo, compartilhando a Oração da Campanha da Fraternidade. Em seguida, o hino da CF 2025 foi cantado com a assembleia.  Dom José Vicente, bispo diocesano, agradeceu a presença de todos e desejou que deste Seminário frutifique bons frutos no território diocesano de Salgueiro.

    O Seminário teve como assessor o Pe. Pedro Igor Leite da Silva, que é membro do clero da Diocese de Garanhuns (PE), Reitor do Seminário e Membro da Equipe de Assessoria da Campanha da Fraternidade do Regional NE2 da CNBB.

    O Padre Pedro começou a reflexão explicando que a CF se inicia na Quarta-Feira de Cinzas, pois a Igreja nos alerta para um tema de conversão urgente e a Quaresma é o tempo litúrgico mais favorável para isto. Em seguida, explicou o cartaz da CF, e todos os seus elementos. Logo após, comentou o principal objetivo da CF 2025: “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra.”

    O tema central, “Ecologia Integral”, foi explicado baseado na reflexão de Bento XVI, com o documento “Caritas in Veritate”, n.56: “a degradação da natureza está estritamente ligada à cultura que molda a convivência humana: quando a ecologia humana é respeitada dentro da sociedade, beneficia também a ecologia integral.”

    Em seguida, o sacerdote abordou o Texto-Base da CF 2025: “Ou nós mudamos a nossa forma de se estar no mundo, reeducando nossos hábitos e costumes na relação com toda a criação, cumprindo nossa missão de cultivá-la e guardá-la, ou deixaremos para as gerações futuras uma casa comum insustentável, contrariando os desígnios do Deus Criador”.

    Diante o exposto, o assessor incentivou os presentes a converter as ações em pequenos cuidados nos hábitos diários, visando à preservação ambiental: diminuir o uso de descartáveis, fazer a separação de lixo corretamente, avaliar e ser responsável com o consumo de água, pequenas ações individuais, mas que influenciam o todo. Todos estão interligados: Deus, o homem, a criação divina, conforme a própria vontade do Senhor: “que todos sejam um” Jo 17,21.  “O meio ambiente não deve ser enxergado como recurso, mas como casa, da qual nós fazemos parte”, enfatizou o sacerdote.

    Maria Donizete, da Paróquia Santa Teresinha, em Moreilândia (PE), participante da assembleia, disse: “o que mais me chamou a atenção foi em relação ao pecado ecológico: ou nos convertemos, ou vamos prejudicar a todos.”

    Outra participante, a professora Márcia Farias, da Paróquia Santa Cruz, em Salgueiro (PE) alertou: “não basta somente a separação adequada do lixo, é necessária também a destinação correta para os resíduos”.

    Pe. Pedro Igor concluiu comentando a importância do Fundo Nacional da Solidariedade, arrecadação que acontece em todas as Dioceses do Brasil, no dia 13 do mês de abril, no Domingo de Ramos. Segundo o site da CNBB, 60% do valor fica na diocese de origem e os outros 40% são destinados à CNBB, os valores arrecadados são para subsidiar pequenos projetos locais relacionados ao tema da CF 2025.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos relacionados

    Principais notícias

    Paixão de Cristo de Nova Jerusalém espera grande público neste final de semana

    A Sociedade Teatral de Fazenda Nova se prepara para receber um grande...

    Principais notícias

    Dois jovens morrem após colidirem com cavalos na pista, na estrada de Verdejante

    Neste domingo (13), um trágico acidente na estrada que liga Verdejante, no...

    Principais notícias

    Presente e atuante, Débora Almeida percorre municípios do interior

    Débora Almeida reforça presença nos municípios com agenda intensa pelo desenvolvimento de...