Principais notícias

    Zé do Mestre, referência do artesanato em couro, morre aos 92 anos

    O artesão e vaqueiro José Luiz Barbosa, conhecido como Zé do Mestre, faleceu nesta segunda-feira (24), aos 92 anos, em Recife. Natural de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, Zé do Mestre, que também era poeta e aboiador, morreu em decorrência de complicações de saúde relacionadas à idade avançada.

    Zé do Mestre era uma das maiores figuras do artesanato em couro do Brasil, sendo um dos principais responsáveis pela preservação e valorização da arte de confeccionar roupas e acessórios típicos do vaqueiro sertanejo. Ele aprendeu a profissão com seu pai, Luiz Eugênio Barbosa, o Mestre Luiz, e foi o único dos 15 filhos que herdou o talento para cortar e moldar o couro.

    Durante sua vida, Zé do Mestre se dedicou à produção das 27 peças que compõem o vestuário tradicional do vaqueiro, como gibão, guarda-peito, perneiras, luvas, arreios e chicotes. Seu trabalho não se limitou a sua terra natal; ele conseguiu levar sua arte a um público muito além das fronteiras do Sertão, criando peças para personalidades como o rei do baião, Luiz Gonzaga, para o Papa João Paulo II, e para vários governadores e sertanejos. Suas obras também foram parar em acervos importantes, como o Missionário Etnológico, em Roma.

    Apesar da fama, Zé do Mestre manteve uma vida simples na Fazenda Cacimbinha, em Salgueiro, propriedade da família há gerações, onde ele e sua esposa, Antônia de Brito Barbosa, a Dona Toinha, criaram seus dez filhos. Juntos, Zé e Dona Toinha foram uma dupla imbatível na produção das peças de couro, com a esposa sempre ao seu lado como sua principal auxiliadora.

    Nos últimos anos de sua vida, devido às limitações da idade, Zé do Mestre deixou de trabalhar com a máquina de costura e as ferramentas que marcaram sua trajetória, passando a tradição artesanal para o seu filho, Irineu do Mestre, garantindo que o legado de sua arte fosse preservado.

    O corpo do mestre artesão será levado de Recife para Salgueiro nesta noite, com previsão de chegada ao amanhecer desta terça-feira (25). O velório ocorrerá no SAF do município, e o sepultamento, ainda a ser confirmado, está previsto para as 16 horas de amanhã.

    A morte de Zé do Mestre representa uma grande perda para o mundo do artesanato e da cultura sertaneja, deixando um legado de dedicação, amor e respeito pelo trabalho manual e pela vida no sertão.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos relacionados

    Principais notícias

    Vereador Edilânio reforça denuncia do vereador Osny sobre o TFD de Verdejante

    Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Verdejante, realizada em 9...

    Principais notícias

    Deputada Débora Almeida e Vereadores Buscam Soluções para Falta d’Água em Comunidades de Salgueiro

    Na tarde desta quarta-feira (09), uma reunião estratégica foi realizada na sede...

    Principais notícias

    Cedro – Riva Bezerra e os Primeiros 100 dias de um governo à deriva

    Os tão esperados 100 primeiros dias da gestão da empresária Riva Bezerra...

    Principais notícias

    Polícia Civil prende mulher em Salgueiro por furto, após tentativa de disfarce

    Na tarde desta terça-feira (08/04), policiais civis da 23ª DESEC, sob coordenação...