Principais notícias

    Trup Errante apresenta pela primeira vez em Salgueiro o espetáculo “Prazer, Shakespeare ou peças de bolso” neste sábado (12)

    A Trup Errante, grupo teatral de Petrolina (PE), apresentará pela primeira vez em Salgueiro (PE) a peça ‘Prazer, Shakespeare ou peças de bolso’, em sessão gratuita neste sábado (12), às 19h, na Casa da Cultura. A atividade inicia a segunda etapa da circulação com o espetáculo pelo sertão de Pernambuco, projeto que terá em sua programação, também, um intercâmbio de saberes com artistas locais na sexta-feira (11). Incentivada pelo Funcultura, a iniciativa busca fortalecer elos com o interior do Estado conectando histórias e públicos por meio da obra de William Shakespeare.

    Misturando tragédia e comédia, ‘Prazer, Shakespeare ou peças de bolso’ costura fragmentos de textos do dramaturgo inglês, como Romeu e Julieta, Hamlet, Sonho de uma Noite de Verão, A Megera Domada e Otelo. A montagem, que possui dramaturgia e encenação assinadas por Thom Galiano, traz à tona temas atuais como o racismo e o feminicídio, além de reflexões sobre a existência humana, sempre dialogando com a plateia por meio da linguagem metateatral. No palco, Raphaela de Paula, José Lírio Costa, Rafa Moraes e Zuleika Bezerra interpretam 15 personagens, transitando entre o popular e o clássico.

    Com uma cenografia minimalista e formato compacto, o espetáculo foi planejado para se adaptar a diferentes espaços garantindo a circulação em contextos diversos. Além das apresentações, a Trup Errante realiza atividades de intercâmbio com artistas e coletivos locais promovendo trocas culturais e fortalecendo o diálogo entre distintas produções do teatro sertanejo. Em Salgueiro, o encontro será aberto à comunidade artística local, também de forma gratuita, e não será necessário realizar inscrições.

    “Levar o espetáculo e criar espaços de conversa com o público após a sessão, ouvindo impressões e falando de Shakespeare, de teatro e da nossa realidade enquanto sertanejos têm um valor enorme. Isso nos ajuda a reconhecer que uma obra é clássica justamente porque responde e provoca questões no nosso tempo”, destaca o ator e produtor da Trup Errante, José Lírio Costa. Na primeira fase do projeto de circulação, realizada no mês de janeiro, ‘Prazer, Shakespeare ou peças de bolso’ passou por Arcoverde, Ingazeiras, Exu e Belém do São Francisco. Após a sessão em Salgueiro, o grupo seguirá para o município de Lagoa Grande, também no sertão. Pensando na acessibilidade e inclusão, durante a peça haverá a presença de um intérprete de Libras.

    A realização dessa circulação é possível graças ao Funcultura Geral 2022/2023, destacando a relevância do incentivo público para iniciativas que expandem o acesso ao teatro e fortalecem a difusão cultural nas regiões do interior pernambucano.

    SERVIÇO

    Intercâmbio com artistas locais

    DATA: 11 de abril (sexta-feira)
    LOCAL: Casa da Cultura (Rua Maj. Raimundo de Sá, 95, Centro)
    HORÁRIO: às 19h
    Gratuito

    Espetáculo ‘Prazer, Shakespeare ou peças de bolso’ em Salgueiro (PE)

    DATA: 12 de abril (sábado)
    LOCAL: Casa da Cultura (Rua Maj. Raimundo de Sá, 95, Centro)
    HORÁRIO: às 19h
    Gratuito
    Classificação: 10 anos de idade

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos relacionados

    Principais notícias

    Dois jovens morrem após colidirem com cavalos na pista, na estrada de Verdejante

    Neste domingo (13), um trágico acidente na estrada que liga Verdejante, no...

    Principais notícias

    Presente e atuante, Débora Almeida percorre municípios do interior

    Débora Almeida reforça presença nos municípios com agenda intensa pelo desenvolvimento de...

    Principais notícias

    Dois homens são flagrados e presos com 13kg de cocaína na Rodoviária de Salgueiro

    A Polícia Federal em Salgueiro/PE numa ação conjunta com policiais militares do...

    Principais notícias

    Serra Talhada: Homem morre após invadir delegacia, roubar arma e trocar tiros com a polícia

    Um homem de 28 anos morreu após invadir a Delegacia da Polícia...