Principais notícias

    Ex-secretário é preso acusado de receber propina para permitir festas, bebidas e até prostitutas em presídio

    A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira (8), o ex-secretário executivo de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco, André de Araújo Albuquerque. Ele é suspeito de envolvimento em um esquema de corrupção no sistema prisional do estado e por transformar um presídio em um verdadeiro “resort do crime”.

    De acordo com as investigações, o presídio de Igarassu, na Região Metropolitana de Recife, se tornou recanto de uma rede criminosa. Os presos pagavam propina para ter acesso a “mimos” como festas com churrasco, bebidas alcoólicas, música ao vivo e até prostitutas.

    Um vídeo mostra uma roda de pagode acontecendo nos corredores do presídio, com direito a músicos, instrumentos musicais, gin e comida. Outras imagens mostram fardos de cigarro, cerveja e uma grande quantidade de dinheiro apreendida.

    Ainda de acordo com a Polícia Federal, o espaço cultural do presídio estaria servindo de laboratório para a produção de pasta base de cocaína. Imagens mostram vasilhas com crack, além de panelas que estariam sendo usadas para a produção do entorpecente.

    Por fazer parte do esquema, André Albuquerque recebia vantagens que incluía adulteração de documentos para facilitar a redução de pena e até mesmo a liberdade de presos. Entre os documentos fraudados estavam comprovantes de trabalho dentro da prisão e documentos sobre leituras de livros, uma vez que, a cada 8 horas trabalhadas, o detento tem direito de reduzir um dia de pena.

    Na casa do ex-secretário, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão e recolheu uma arma funcional, celulares e um veículo.

    Durante a primeira fase da operação La Catederal, a polícia já havia prendido o ex-diretor do presídio de Igarassu, Charles Belarmino de Queiroz Silva, apontado como um dos líderes do esquema e “sócio” dos detentos. Na ocasição, foram apreendidas malas com dinheiro, armas e pen drives.

    Entre os crimes investigados estão corrupção ativa e passiva, tráfico de drogas, prevaricação, lavagem de dinheiro, facilitação da entrada de objetos ilícitos e organização criminosa.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos relacionados

    Principais notícias

    Dois jovens morrem após colidirem com cavalos na pista, na estrada de Verdejante

    Neste domingo (13), um trágico acidente na estrada que liga Verdejante, no...

    Principais notícias

    Presente e atuante, Débora Almeida percorre municípios do interior

    Débora Almeida reforça presença nos municípios com agenda intensa pelo desenvolvimento de...

    Principais notícias

    Dois homens são flagrados e presos com 13kg de cocaína na Rodoviária de Salgueiro

    A Polícia Federal em Salgueiro/PE numa ação conjunta com policiais militares do...

    Principais notícias

    Serra Talhada: Homem morre após invadir delegacia, roubar arma e trocar tiros com a polícia

    Um homem de 28 anos morreu após invadir a Delegacia da Polícia...