O Dia das Mães, comemorado neste domingo (11/5), Carmelina Alves Albino, de 62 anos, tem um motivo a mais para celebrar: ela está grávida de três meses da sexta filha, após realizar fertilização in vitro (FIV). A moradora de Itapetininga (SP) aguarda com o marido, Jefferson Albino, a chegada de Miriã, o mais novo membro da numerosa família que já conta com cinco filhos e nove netos.
Segundo Carmelina, a decisão de ter mais um filho surgiu durante uma madrugada de oração, em que o casal acredita ter recebido uma revelação divina. “Deus nos mostrou que Miriã viria. Quase nove anos depois, essa promessa está se cumprindo”, contou emocionada. Jefferson completa: “Estamos vivendo um momento de muita alegria e fé.”
Casados há quase 30 anos, eles afirmam que a gravidez não trouxe julgamentos, apenas apoio. “Todos ficaram felizes, inclusive os filhos. A expectativa é grande”, disse Carmelina.
Miriã deve nascer em novembro, no mesmo mês em que a mãe completa 63 anos. Mesmo com a idade, Carmelina diz estar bem preparada. “Estou saudável, segura e me cuidando com todos os cuidados de uma gestante, mas sem exageros.”
O procedimento foi realizado com óvulos doados, o que é comum em casos de gravidez tardia. O médico responsável, Lister Salgueiro, que atua há quase 40 anos na área de reprodução humana, acompanhou o início da gestação. “Usamos óvulos jovens, o que reduz bastante os riscos genéticos. A Carmelina está entre as gestantes mais velhas que atendemos, mas apresenta excelente condição de saúde”, explicou.
O tratamento teve início em 2019, com formação dos embriões. Após uma tentativa sem sucesso, a segunda transferência deu certo. Segundo o especialista, a idade não é, por si só, impeditivo para a FIV no Brasil, desde que a mulher esteja em boas condições de saúde.
Apesar dos cuidados redobrados, como controle de pressão, glicemia e alimentação, Carmelina vive a gestação com serenidade. “Vejo essa gravidez como um presente divino. E quem sabe, depois da Miriã, venha o Moisés”, brinca Jefferson, referindo-se a outra revelação feita à família.
Deixe um comentário