Cidadania e pacificação social. Com esses objetivos, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Salgueiro, unidade vinculada ao Núcleo de Conciliação – Nupemec do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), juntamente com a Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (Fachusc), vai promover a ação social “Direitos Básico nas Comunidades”. A ação acontece nesta sexta-feira (25/4), das 14h às 17h, na quadra da escola Antônio Vieira de Barros, localizada na Rua Pimenta 1, s/n, Bairro Santa Margarida, e tem como intuito realizar um mutirão de conciliação, com o cadastramento de audiências passíveis de conciliação para os cidadãos interessados – como casos de divórcio, pensão alimentícia, de reconhecimento de paternidade, e conflitos de vizinhança, por exemplo -, entre outras iniciativas com vistas à pacificação social e cidadania.
O evento social vai contar também com a parceria da Prefeitura Municipal de Salgueiro, dos Cartórios de Registros Civis da cidade e da Comunidades Conceição das Crioulas e Vasques. Além da pauta da conciliação, a ser oferecida aos cidadãos pelo Poder Judiciário, as pessoas também terão acesso aos seguintes serviços gratuitos: orientações jurídicas variadas; atendimentos médico e de enfermagem; segundas vias de Certidão de Nascimento e Casamento; Cadastro Único; CIPTEA; Carteira do Idoso; Passe Livre; informações sobre benefícios eventuais; corte de cabelo; e espaço de diversão para as crianças presentes. Para participar da iniciativa, basta comparecer ao local.
A iniciativa foi instituída através do Ato Nº 263, publicado no Diário da Justiça Eletrônico (Dje), no dia 10 de abril deste ano. De acordo com o documento, assinado pela Presidência do TJPE, o coordenador do Cejusc-Salgueiro, juiz Jandercleison Pinheiro Jucá vai atuar na ação social, supervisionando as atividades desempenhadas pela equipe, assegurando que todos os procedimentos sejam seguidos corretamente e praticando todas as medidas necessárias ao regular andamento do evento.
“Essas ações de cidadania são muito importantes, pois levam serviços e informações à população que muitas vezes não sabe onde buscá-los ou tem algum tipo de dificuldade, aproximando os cidadãos do Poder Judiciário e demais instituições participantes. Esperamos atender o maior número possível de pessoas e, sobretudo, ajudá-las a solucionar seus conflitos de forma pacífica”, pontuou o magistrado.
Para mais informações sobre o evento social “Direitos Básico nas Comunidades”, os cidadãos podem efetuar contato com o Cejusc de Salgueiro pelo telefone (87) 3871-8788 ou através do e-mail conciliar.salgueiro@tjpe.jus.br, das 8h às 14h.
Deixe um comentário