A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira (8), o ex-secretário executivo de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco, André de Araújo Albuquerque. Ele é suspeito de envolvimento em um esquema de corrupção no sistema prisional do estado e por transformar um presídio em um verdadeiro “resort do crime”.
De acordo com as investigações, o presídio de Igarassu, na Região Metropolitana de Recife, se tornou recanto de uma rede criminosa. Os presos pagavam propina para ter acesso a “mimos” como festas com churrasco, bebidas alcoólicas, música ao vivo e até prostitutas.
Um vídeo mostra uma roda de pagode acontecendo nos corredores do presídio, com direito a músicos, instrumentos musicais, gin e comida. Outras imagens mostram fardos de cigarro, cerveja e uma grande quantidade de dinheiro apreendida.
Ainda de acordo com a Polícia Federal, o espaço cultural do presídio estaria servindo de laboratório para a produção de pasta base de cocaína. Imagens mostram vasilhas com crack, além de panelas que estariam sendo usadas para a produção do entorpecente.
Por fazer parte do esquema, André Albuquerque recebia vantagens que incluía adulteração de documentos para facilitar a redução de pena e até mesmo a liberdade de presos. Entre os documentos fraudados estavam comprovantes de trabalho dentro da prisão e documentos sobre leituras de livros, uma vez que, a cada 8 horas trabalhadas, o detento tem direito de reduzir um dia de pena.
Na casa do ex-secretário, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão e recolheu uma arma funcional, celulares e um veículo.
Durante a primeira fase da operação La Catederal, a polícia já havia prendido o ex-diretor do presídio de Igarassu, Charles Belarmino de Queiroz Silva, apontado como um dos líderes do esquema e “sócio” dos detentos. Na ocasição, foram apreendidas malas com dinheiro, armas e pen drives.
Entre os crimes investigados estão corrupção ativa e passiva, tráfico de drogas, prevaricação, lavagem de dinheiro, facilitação da entrada de objetos ilícitos e organização criminosa.
Deixe um comentário