Uma nova pesquisa Real Time Big Data, divulgada nesta terça-feira (15), coloca o ex-prefeito do Recife e candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), numericamente à frente da governadora Raquel Lyra (PSD) no primeiro turno.
Segundo o levantamento, João Campos aparece com 44% das intenções de voto, enquanto Raquel Lyra registra 43%. Apesar da vantagem numérica de um ponto, os dois estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais.
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de setembro, com 1.600 eleitores de Pernambuco. O nível de confiança é de 95% e o levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-07953/2026.
João também cresce na comparação com levantamentos recentes
O novo resultado chama atenção porque pesquisas divulgadas nos últimos dias haviam apresentado Raquel numericamente à frente.
No Datafolha divulgado em 11 de setembro, Raquel Lyra aparecia com 47%, contra 42% de João Campos no primeiro turno. Já levantamento da Quaest divulgado em 8 de setembro apontava 43% para Raquel e 37% para João, também dentro de um cenário de empate técnico.
Agora, na pesquisa Real Time, João aparece com 44%, enquanto Raquel tem 43%, indicando uma mudança no posicionamento numérico dos dois principais candidatos no levantamento.
Segundo turno aparece empatado
Na simulação de segundo turno, o Real Time Big Data aponta 44% para João Campos e 44% para Raquel Lyra.
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, os dois também aparecem empatados em 25% cada.
Os números mostram uma disputa bastante acirrada neste momento da eleição, com diferenças dentro da margem de erro e elevada parcela de eleitores que ainda não definiu seu voto.
A pesquisa, portanto, registra uma vantagem numérica de João Campos no primeiro turno, mas não permite afirmar estatisticamente que ele esteja isolado na liderança.







