Banhistas encontraram uma “caixa misteriosa” na Praia de Maria Farinha, no município de Paulista, em Pernambuco, no último sábado (5). O objeto é parecido com diversos outros encontrados na região Nordeste desde 2018.
A “caixa” coberta de crustáceos foi descoberta próxima à Marina Morena pelo enfermeiro Fernando Inácio de Jesus, que a avistou por volta das 13h.
“Ela era muito pesada. Tentei tirar do mar com outra pessoa que estava na praia, mas não consegui. Peguei uma faca e tentei cortar. É um material emborrachado, parece um tipo de couro. Quando a onda vinha, ela boiava, e, com isso, conseguimos rolar ela um pouco mais para a areia”, afirmou ele.
Neste domingo (6), a prefeitura da cidade disse que foi acionada e retirou o objeto da praia por volta das 11h50 com o auxílio de uma equipe de Obras e Serviços Públicos de Limpeza Urbana.
A gestão informou que a caixa foi levada para ser analisada tecnicamente por equipes da Secretaria do Meio Ambiente, e que, após isso, deverá ser encaminhada para um aterro sanitário ou industrial.
Pesquisadores afirmam que os materiais encontrados são fardos de borracha advindos de navios nazistas que naufragaram durante a 2ª Guerra Mundial.
Fardo nazista aparece em São Paulo
Outro objeto do tipo foi encontrado na orla de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, no mês passado. O oceanógrafo Carlos Teixeira, do Instituto de Ciências do Mar, da UFC (Universidade Federal do Ceará), informou ao UOL que o item, de borracha, é um fardo de um navio nazista naufragado.
“Essa carga é um fardo, comao se fosse uma massa folhada de borrachada. Essa era a forma em que a borracha era transportada na Segunda Guerra Mundial”, explicou o cientista. Ele disse que a baixa densidade do material faz com o que as cargas viajem até a costa brasileira.
Via – g1