O prefeito do Recife, João Campos (PSB), foi apontado como um dos principais expoentes do campo progressista no Brasil em pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta sexta-feira (10). De acordo com o levantamento, Campos figura em segundo lugar entre os eleitores identificados com a esquerda quando questionados sobre a melhor liderança para conduzir as pautas progressistas nos próximos anos. Ele recebeu 18,3% das intenções, ficando atrás apenas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera com 61,5%. O Prefeito reeleito do Recife superou nomes como o deputado federal Guilherme Boulos (10,7%); a deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (2%); o Ministro da Economia e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (1,6%); e o ex-ministro da Fazenda e da Integração Nacional, Ciro Gomes (1,3%).
O resultado reflete o reconhecimento do trabalho de João Campos na capital pernambucana, onde conquistou, nas últimas eleições municipais, a maior vitória política da história do Recife, com 78% dos votos no primeiro turno. Durante sua primeira gestão, o prefeito priorizou ações que combinaram urbanismo social, educação e infraestrutura, com destaque para o aumento de vagas em creches, a implementação de programas como o Embarque Digital e investimentos robustos para proteção de áreas de morro.
Além de apontar João Campos como a renovação política e um liderança nacional conectada com as demandas da população, a pesquisa também destaca a gestão no Recife como um modelo para o campo progressista.
PESQUISA – A pesquisa AtlasIntel/Bloomberg também apresentou dados sobre a avaliação do governo do presidente Lula e o cenário para a sucessão presidencial. O governo Lula é considerado ótimo ou bom por 40,8% dos brasileiros, enquanto 44,6% avaliam a gestão como ruim ou péssima. Outros 13,3% classificaram o governo como regular.
Nos cenários para a disputa da sucessão presidencial de 2026, Lula lidera contra diferentes nomes da direita, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e os deputados Jair e Eduardo Bolsonaro. O presidente mantém ampla vantagem em todos os cenários simulados, demonstrando sua força política e popularidade.
A pesquisa ouviu 2.873 participantes por meio de questionários online entre os dias 26 e 31 de dezembro de 2024, com margem de erro de dois pontos percentuais.
via – ponto de vista
Deixe um comentário