Até o dia 30 de novembro de 2024, Petrolina continua sendo a cidade mais violenta do Sertão de Pernambuco, com 156 homicídios registrados, de acordo com dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). A cidade, que tem se enfrentado um aumento significativo de crimes violentos, lidera o ranking das cidades com maior número de assassinatos na região.
Salgueiro, com 16 homicídios, ocupa a 5ª posição entre as cidades mais violentas do Sertão, seguido por Santa Maria da Boa Vista (14 mortes) e Ouricuri (13 mortes). Esses números refletem um cenário preocupante de violência no interior de Pernambuco, com um total de 156 assassinatos em Petrolina e consideráveis índices também em outras cidades da região.
Por outro lado, Terra Nova, município com quase 9 mil habitantes, apresenta um contraste positivo. Até o final de novembro, a cidade não registrou nenhuma morte violenta, mantendo-se como uma das poucas localidades no Sertão sem homicídios em 2024. Em 2023, Terra Nova registrou um homicídio, o que destaca a melhoria nos índices de segurança este ano.
Outros municípios, como Exu, Granito e Cabrobó, registraram apenas um homicídio até o final de novembro, todos ocorridos no segundo semestre de 2024. Já as cidades de Cedro, Moreilândia e Dormentes, com dois homicídios cada, também apresentam números mais baixos em relação a outras localidades da região.
Esses sete municípios, juntos, somam apenas nove homicídios em 2024, destacando-se como as áreas menos violentas do Sertão pernambucano. O trabalho contínuo das autoridades para combater a violência na região tem gerado resultados positivos em algumas cidades, enquanto em outras, o aumento de homicídios exige mais atenção e ações mais efetivas para a redução dos crimes violentos.
Deixe um comentário