Principais notícias

    PMs e traficantes usavam viaturas policiais para cometer crimes no Recife, diz investigação

    Policiais militares são suspeitos de ceder fardas e praticar crimes junto com traficantes usando viaturas oficiais no Recife. A investigação, conduzida pelo Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil, resultou na Operação Blindados II, com 11 alvos, nessa quinta-feira (28).

    O envolvimento de policiais militares com o crime foi descoberto a partir da análise dos telefones celulares de criminosos presos na primeira fase da operação, que ocorreu em janeiro deste ano, para desarticular o grupo liderado por Bruno Teixeira de Oliveira e Thiago Teixeira de Oliveira, conhecidos como “Gêmeos de Santo Amaro”, com forte atuação sobretudo na área central da capital pernambucana.

    A investigação, iniciada em 2023, identificou que a organização criminosa, com divisão de cargos (líderes, gerentes, soldados e até advogada), é especializada no tráfico de drogas, lavagem de capitais, homicídios e lesões corporais e usava os policiais militares não só para proteção pessoal, mas na disputa pelo domínio de territórios.

    Com as primeiras prisões ocorridas no começo do ano, o GOE conseguiu identificar diálogos entre militares e suspeitos de tráfico.

    No pedido de prisão temporária encaminhado à Justiça, obtido pela coluna Segurança, a Polícia Civil destacou que as conversas demonstraram o envolvimento dos policiais com o grupo “seja fornecendo informações privilegiadas, proteção, fazendo vista grossa aos crimes do bando ou até mesmo chegando ao absurdo de ceder fardamento e colocar criminosos em viaturas policiais para cometerem crimes junto com eles”.

    DETALHES DA INVESTIGAÇÃO

    No documento, a Polícia Civil destacou, por exemplo, que o militar José Tarcísio de Carvalho Pereira mantinha diálogo com Thiago Teixeira de Oliveira “passando informações sobre membros da própria Polícia Militar, bem como imagens de protestos feitos por moradores a mando de Thiago com o intuito de pressionar o comando a tirar policiais que não participam do esquema da comunidade e, por consequência, atrapalham as atividades criminosas.”

    Outro policial militar identificado na investigação foi Walter Mendonça de Azevedo. O GOE indicou que, além de passar informações da Polícia Militar, ele também “presta auxílio a Thiago com informações sobre compra de munições e acessórios de arma de fogo”.

    Rayner Thainan Ferreira Santos, também preso na segunda fase da operação, “deixava de executar prisões em flagrante, exercia a segurança particular de Thiago, além de outras atividades criminosas”, apontou a Polícia Civil.

    Também foram alvos da operação os militares Ivison Francisco Alves Júnior, que teria ligações com Bruno Teixeira de Oliveira, e Artur Luiz Silva Sampaio Cabral.

    As prisões temporárias dos militares e de mais seis suspeitos foram determinadas pela juíza Andréa Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal da Capital. Nove mandados de busca e apreensão domiciliar também foram expedidos.

    Procurada, a assessoria da Polícia Civil de Pernambuco informou que não poderia dizer quantos mandados foram cumpridos, nem passar outros detalhes da operação. (Via Ronda Jc)

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos relacionados

    Principais notícias

    Vereador Edilânio reforça denuncia do vereador Osny sobre o TFD de Verdejante

    Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Verdejante, realizada em 9...

    Principais notícias

    Deputada Débora Almeida e Vereadores Buscam Soluções para Falta d’Água em Comunidades de Salgueiro

    Na tarde desta quarta-feira (09), uma reunião estratégica foi realizada na sede...

    Principais notícias

    Cedro – Riva Bezerra e os Primeiros 100 dias de um governo à deriva

    Os tão esperados 100 primeiros dias da gestão da empresária Riva Bezerra...

    Principais notícias

    Polícia Civil prende mulher em Salgueiro por furto, após tentativa de disfarce

    Na tarde desta terça-feira (08/04), policiais civis da 23ª DESEC, sob coordenação...