Principais notícias

    Projeto voltado à saúde das mulheres é salvo pela Câmara após veto da prefeita de Cedro

    A prefeita do município de Cedro, Riva Bezerra, enviou à Câmara Municipal o veto ao Projeto de Lei nº 703/2025, de autoria da vereadora Victoria Alves. O projeto, aprovado por unanimidade pelos vereadores, cria no município de Cedro a Carteira Municipal de Saúde da Mulher.

    O referido projeto tem como objetivo proporcionar às mulheres do município melhores condições para o controle de sua saúde, incluindo: registro do tipo sanguíneo, alergias, atendimentos e procedimentos de saúde realizados, datas de consultas e exames, identificação do estabelecimento de saúde (público ou privado) onde ocorreu o atendimento, bem como o nome do profissional responsável.

    Além disso, o projeto também contempla informações sobre órgãos de apoio no combate à violência contra a mulher (como endereços e telefones), bem como dados básicos sobre a Lei Maria da Penha.

    O que a Câmara Municipal não esperava foi o veto integral do projeto por parte da prefeita, o que causou revolta em alguns vereadores. Em suas falas, muitos expressaram surpresa e tristeza diante da decisão do Executivo Municipal.

    Na sessão realizada ontem, o veto do Executivo foi colocado em apreciação e votação. A sessão foi marcada por tensão. A vereadora autora do projeto, Victoria Alves, usou a tribuna para defender a proposta e argumentou que a prefeita não apresentou justificativa plausível para o veto.

    O presidente da Câmara, vereador Thiago de Vilma, colocou o veto em votação. A pedido da vereadora Maiamy Quental, a votação ocorreu de forma nominal. Por maioria absoluta — 5 votos contra o veto e 4 votos a favor — o veto foi derrubado. Agora, o projeto segue para sanção da prefeita. Caso ela não sancione, a própria Câmara poderá promulgá-lo, conforme prevê a Lei Orgânica do Município.

    Vale destacar que os votos a favor da manutenção do veto foram dos vereadores da base de sustentação da prefeita Riva Bezerra: vereador Mika, vereador Nego do Barro Branco, vereador Miguel Leite e vereadora Silvia Bezerra.

    Já os votos contra o veto vieram dos vereadores que atualmente fazem oposição ao governo municipal: vereador Nana Martins, vereadora Carlinhos Novais, vereadora Maiamy Quental, vereadora Lívia de Zé de Benga, além do presidente da Câmara, Thiago de Vilma.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos relacionados

    Principais notícias

    Comitiva da OAB/PE visita Câmara de Verdejante

    Na manhã desta terça-feira (13), uma comitiva da OAB Pernambuco, liderada pela...

    Principais notícias

    Denúncias apontam que primeira-dama de Parnamirim estaria recebendo Bolsa Família irregularmente

    O Blog recebeu nesta semana denúncias graves envolvendo Rosenir Rodrigues de Souza,...

    Principais notícias

    Câmara aprova indicação de Subira para duas novas ambulâncias em Parnamirim

    O vereador José Bispo (Subira) teve duas importantes indicações aprovadas na Câmara...

    Principais notícias

    Câmara de Verdejante Inicia Convocação de Aprovados em Concurso Público

    O presidente da Câmara Municipal de Verdejante, Edilânio Carvalho, deu início ao...