O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, confirmou que o prazo final para o Salgueiro informar se vai desistir do Campeonato Pernambucano 2024 será até a segunda-feira (11).
Caso não o faça dentro desse prazo, o Salgueiro vai integrar a tabela que será divulgada na segunda e poderá sofrer punições caso não participe efetivamente do Estadual. A base para isso é o artigo 40 do regulamento do Pernambucano, que diz que times que não se apresentem em campo em duas partidas consecutivas ou alternadas serão excluídos do campeonato, suspensos por dois anos e estarão sujeitos a multa no valor de R$ 100 mil.
Por outro lado, o Salgueiro sustenta que está buscando meios para disputar o Pernambucano e não trabalha com o “prazo” dado pela FPF. De acordo com o presidente José Guilherme, o clube não quer prejudicar o Estadual, mas conquistou o direito de disputar a competição em campo.
– Me lembro que este ano a definição do campeonato 2023 veio em 28 de dezembro, quando houve outro arbitral e a aceitação de aumentar para 13 equipes, incluindo Petrolina e Belo Jardim. Mas penso em não prejudicar a imagem do campeonato, não desvalorizar um campeonato desistindo em cima da hora e ficar levando W X O. Fica muito feio – argumentou José Guilherme.
Durante a última semana, o Salgueiro, único time campeão do interior na história do Estadual, divulgou que está sem condições financeiras de disputar o Pernambucano 2024. O time perdeu o apoio da prefeitura local e patrocinadores e já vinha enfrentando dificuldades nos últimos anos – mesmo tendo chegado à semifinal do Estadual em 2023.
– Estou falando com José Guilherme todos os dias e ele está buscando os apoios. Temos ajudado eles nos últimos anos, mas sem esse status comercial vêm enfrentando dificuldades – disse Evandro Carvalho.
Via – Globo.com