A segunda temporada da série documental “Natureza Forte” está no ar, levando aos espectadores uma visão inspiradora e inovadora do Semiárido Brasileiro. Exibida às sextas-feiras, às 22h, no Canal Futura, e com todos os episódios disponíveis no Globoplay, a produção revela a inventividade e a força das comunidades que convivem harmoniosamente com a Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro.
Ter um olhar cuidadoso para o Sertão pernambucano é reconhecer a força criadora de quem cultiva, resiste e reinventa esse território todos os dias. Quando partimos do ponto de vista de quem vive, move e faz pulsar o interior do estado, percebemos uma estética própria, profundamente poética, que brota desse chão fértil de ideias, afetos e saberes. Valorizar essas narrativas — como faz a série Natureza Forte — é romper com os estereótipos que há muito tempo tentam reduzir o Sertão a um lugar de escassez e ausência. Contar nossas próprias histórias, a partir das vozes de artistas, agricultores, mestres da cultura e empreendedores locais, é um gesto político e afetivo de afirmação da identidade sertaneja. Isso fortalece o protagonismo do interior, incentiva a autonomia das comunidades e revela ao mundo a riqueza de um Sertão múltiplo, inovador e essencial para compreender a pluralidade de Pernambuco e do Brasil.
Desta vez, a série adentra as fronteiras mais extremas do sertão nordestino, abordando temas como cultura, educação, sustentabilidade, tradição, agricultura, empreendedorismo e igualdade de gênero. Com imagens e narrativas emocionantes, “Natureza Forte” apresenta histórias reais de superação, protagonismo e amor pela terra e pela arte, desconstruindo estereótipos e revelando um sertão criativo e plural
Dirigida por Geisla Fernandes, Fernando Pereira e Wllyssys Wolfgang, a segunda temporada foi captada após uma extensa viagem pelo interior de Pernambuco. “Foram mais de três mil quilômetros rodados, conhecendo histórias que mostram a inventividade do sertanejo e sua forma única de conviver com a Caatinga”, relata Wllyssys Wolfgang, diretor da série e da WW Filmes.
Geisla Fernandes, também diretora, destaca a diversidade de personagens retratados: “São histórias de artistas, agricultores, empreendedores que transformam seus ofícios em exemplos de superação e resistência. Essa série revela um outro lado do sertão, pouco conhecido fora da região, mas que merece ser celebrado.”
Fernando Pereira, diretor e representante da Abajur Soluções, completa: “Mostrar o sertão, nossa gente, nosso território, a nossa Caatinga, tudo isso entrelaçado com narrativas tão potentes, faz desta temporada uma obra que celebra as pluralidades do Brasil. São histórias de amor pela terra, preservação da memória e cultura – essa é a essência de ‘Natureza Forte’.
A equipe por trás dessa jornada também inclui Camila Rodrigues (produtora executiva), Byanquera (assistente de direção), Robério Brasileiro (diretor de fotografia), Jota Souza (assistente de fotografia), Pedro Lacerda (produtor), Wyvys Reis (coordenador de logística), Wanderson Oliveira (still e assistente de produção) e Guterres (técnico de som).
Produção e Incentivo Cultural
Realizada pela Abajur Soluções, em coprodução com a WW Filmes, a segunda temporada de “Natureza Forte” conta com o incentivo do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA/ANCINE, por meio do 14º Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco – Funcultura/FUNDARPE 2020/2021, garantindo que essas narrativas cheguem a um público ainda maior.
Não perca esta jornada pelo Semiárido brasileiro! Acompanhe “Natureza Forte” às sextas, 22h, no Canal Futura, ou assista gratuitamente a todos os episódios no Globoplay
Deixe um comentário