O trânsito em Salgueiro voltou a ser duramente criticado por moradores e profissionais da mobilidade urbana. A sensação geral é de abandono total por parte do poder público municipal, que, segundo relatos, deixou de exercer seu papel de fiscalização e controle, contribuindo para o caos que se instalou nas ruas da cidade.
A Zona Azul, sistema de estacionamento rotativo que deveria organizar o fluxo de veículos no centro da cidade, praticamente deixou de funcionar. Comerciantes e motoristas afirmam que a ausência de fiscalização tornou o serviço ineficaz. “Hoje ninguém respeita mais, virou terra de ninguém. A gente paga por um serviço que não existe”, desabafou um comerciante da área central.
Os mototaxistas, categoria essencial para a mobilidade urbana, também se dizem abandonados pelo prefeito. Durante a campanha, havia a promessa de um “olhar especial” para o setor, mas, na prática, o que se vê são pontos oficiais largados e o avanço de clandestinos, que operam sem qualquer fiscalização ou exigência mínima de segurança.
A desordem no trânsito é visível a qualquer hora do dia. Vans escolares e de transporte alternativo param em locais impróprios, obstruindo vias e atrapalhando a fluidez. É comum ver pessoas em cima de veículos em movimento, motos sendo empinadas, condutores sem capacete, furando sinais, dirigindo na contramão, sobre calçadas e estacionando em áreas proibidas. Enquanto isso, os profissionais regularizados trabalham inseguros e se sentem completamente desamparados.
A infraestrutura também preocupa. Salgueiro praticamente não conta mais com sinalização horizontal adequada. Faixas de pedestres estão apagadas, pinturas de meio-fio desgastadas e placas de trânsito em falta ou mal conservadas, o que aumenta ainda mais o risco de acidentes.
Deixe um comentário