A Trup Errante, grupo teatral de Petrolina (PE), apresentará pela primeira vez em Salgueiro (PE) a peça ‘Prazer, Shakespeare ou peças de bolso’, em sessão gratuita neste sábado (12), às 19h, na Casa da Cultura. A atividade inicia a segunda etapa da circulação com o espetáculo pelo sertão de Pernambuco, projeto que terá em sua programação, também, um intercâmbio de saberes com artistas locais na sexta-feira (11). Incentivada pelo Funcultura, a iniciativa busca fortalecer elos com o interior do Estado conectando histórias e públicos por meio da obra de William Shakespeare.
Misturando tragédia e comédia, ‘Prazer, Shakespeare ou peças de bolso’ costura fragmentos de textos do dramaturgo inglês, como Romeu e Julieta, Hamlet, Sonho de uma Noite de Verão, A Megera Domada e Otelo. A montagem, que possui dramaturgia e encenação assinadas por Thom Galiano, traz à tona temas atuais como o racismo e o feminicídio, além de reflexões sobre a existência humana, sempre dialogando com a plateia por meio da linguagem metateatral. No palco, Raphaela de Paula, José Lírio Costa, Rafa Moraes e Zuleika Bezerra interpretam 15 personagens, transitando entre o popular e o clássico.
Com uma cenografia minimalista e formato compacto, o espetáculo foi planejado para se adaptar a diferentes espaços garantindo a circulação em contextos diversos. Além das apresentações, a Trup Errante realiza atividades de intercâmbio com artistas e coletivos locais promovendo trocas culturais e fortalecendo o diálogo entre distintas produções do teatro sertanejo. Em Salgueiro, o encontro será aberto à comunidade artística local, também de forma gratuita, e não será necessário realizar inscrições.
“Levar o espetáculo e criar espaços de conversa com o público após a sessão, ouvindo impressões e falando de Shakespeare, de teatro e da nossa realidade enquanto sertanejos têm um valor enorme. Isso nos ajuda a reconhecer que uma obra é clássica justamente porque responde e provoca questões no nosso tempo”, destaca o ator e produtor da Trup Errante, José Lírio Costa. Na primeira fase do projeto de circulação, realizada no mês de janeiro, ‘Prazer, Shakespeare ou peças de bolso’ passou por Arcoverde, Ingazeiras, Exu e Belém do São Francisco. Após a sessão em Salgueiro, o grupo seguirá para o município de Lagoa Grande, também no sertão. Pensando na acessibilidade e inclusão, durante a peça haverá a presença de um intérprete de Libras.
A realização dessa circulação é possível graças ao Funcultura Geral 2022/2023, destacando a relevância do incentivo público para iniciativas que expandem o acesso ao teatro e fortalecem a difusão cultural nas regiões do interior pernambucano.
SERVIÇO
Intercâmbio com artistas locais
DATA: 11 de abril (sexta-feira)
LOCAL: Casa da Cultura (Rua Maj. Raimundo de Sá, 95, Centro)
HORÁRIO: às 19h
Gratuito
Espetáculo ‘Prazer, Shakespeare ou peças de bolso’ em Salgueiro (PE)
DATA: 12 de abril (sábado)
LOCAL: Casa da Cultura (Rua Maj. Raimundo de Sá, 95, Centro)
HORÁRIO: às 19h
Gratuito
Classificação: 10 anos de idade
Deixe um comentário