A cidade de Verdejante, no Sertão de Pernambuco, obteve um excelente desempenho na fiscalização “Saber Ler na Idade Certa”, que avaliou o Índice de Compromisso com a Alfabetização (ICA/TCE-PE) em 2023. Sob o comando do prefeito Haroldo Tavares, e com o comprometimento de todos os profissionais de educação, além da liderança do secretário de Educação, Heder Tavares, o município alcançou a melhor nota da Regional de Salgueiro, com 8,0, alcançando o nível *”Bom”* e destacando-se como uma das cidades com melhores resultados no Estado. Essa conquista reflete o empenho da gestão municipal em cumprir as metas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), programa do Governo Federal lançado em 2023, que visa garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental.
O levantamento foi feito pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) junto aos 184 municípios do estado. Em Verdejante, a nota de 8,0 no ICA/TCE-PE demonstra o forte compromisso da gestão local com a educação, a formação contínua dos professores e as melhorias na infraestrutura escolar. O município de Verdejante foi um dos poucos a se destacar positivamente, alcançando uma das melhores avaliações do Estado.
A avaliação do TCE-PE é parte do esforço do Governo Federal para garantir que todos os municípios de Pernambuco se comprometam com a alfabetização até o 2º ano do ensino fundamental. Em Pernambuco, 98% dos municípios aderiram ao CNCA, mas apenas 29% cumpriram a determinação de elaborar e publicar uma Política de Alfabetização dentro do prazo exigido. Além disso, apenas 43% das cidades afirmaram ter um sistema municipal de avaliação próprio para monitorar os avanços na alfabetização das crianças.
Com os bons resultados alcançados, Verdejante se consolida como um exemplo de compromisso com a educação, destacando-se positivamente no cenário estadual e demonstrando que, sob a gestão de Haroldo Tavares e a liderança de Heder Tavares na educação, o município segue no caminho certo para garantir a alfabetização de qualidade para as futuras gerações.
Deixe um comentário