Principais notícias

    Zé do Mestre, referência do artesanato em couro, morre aos 92 anos

    O artesão e vaqueiro José Luiz Barbosa, conhecido como Zé do Mestre, faleceu nesta segunda-feira (24), aos 92 anos, em Recife. Natural de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, Zé do Mestre, que também era poeta e aboiador, morreu em decorrência de complicações de saúde relacionadas à idade avançada.

    Zé do Mestre era uma das maiores figuras do artesanato em couro do Brasil, sendo um dos principais responsáveis pela preservação e valorização da arte de confeccionar roupas e acessórios típicos do vaqueiro sertanejo. Ele aprendeu a profissão com seu pai, Luiz Eugênio Barbosa, o Mestre Luiz, e foi o único dos 15 filhos que herdou o talento para cortar e moldar o couro.

    Durante sua vida, Zé do Mestre se dedicou à produção das 27 peças que compõem o vestuário tradicional do vaqueiro, como gibão, guarda-peito, perneiras, luvas, arreios e chicotes. Seu trabalho não se limitou a sua terra natal; ele conseguiu levar sua arte a um público muito além das fronteiras do Sertão, criando peças para personalidades como o rei do baião, Luiz Gonzaga, para o Papa João Paulo II, e para vários governadores e sertanejos. Suas obras também foram parar em acervos importantes, como o Missionário Etnológico, em Roma.

    Apesar da fama, Zé do Mestre manteve uma vida simples na Fazenda Cacimbinha, em Salgueiro, propriedade da família há gerações, onde ele e sua esposa, Antônia de Brito Barbosa, a Dona Toinha, criaram seus dez filhos. Juntos, Zé e Dona Toinha foram uma dupla imbatível na produção das peças de couro, com a esposa sempre ao seu lado como sua principal auxiliadora.

    Nos últimos anos de sua vida, devido às limitações da idade, Zé do Mestre deixou de trabalhar com a máquina de costura e as ferramentas que marcaram sua trajetória, passando a tradição artesanal para o seu filho, Irineu do Mestre, garantindo que o legado de sua arte fosse preservado.

    O corpo do mestre artesão será levado de Recife para Salgueiro nesta noite, com previsão de chegada ao amanhecer desta terça-feira (25). O velório ocorrerá no SAF do município, e o sepultamento, ainda a ser confirmado, está previsto para as 16 horas de amanhã.

    A morte de Zé do Mestre representa uma grande perda para o mundo do artesanato e da cultura sertaneja, deixando um legado de dedicação, amor e respeito pelo trabalho manual e pela vida no sertão.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos relacionados

    Principais notícias

    Vendas de Terrenos no Rochaville Salgueiro Já Começaram!

    Se você sonha em adquirir um terreno em um condomínio confortável, seguro...

    Principais notícias

    A Rocha se prepara para o super lançamento do Rochaville Salgueiro!

    A cidade de Salgueiro está prestes a receber um novo e inovador...

    Principais notícias

    Araripina – Avô é preso suspeito de abusar sexualmente das próprias netas

    A Polícia Civil prendeu, na manhã de segunda-feira (31/01), um homem suspeito...

    Principais notícias

    Operação Ostentação: Polícia Federal Desmantela Organizações Criminosas em Salgueiro e Sertão de Pernambuco

    A Polícia Federal em Pernambuco, por meio da Delegacia de Polícia Federal...